sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Importância da Leitura no Desenvolvimento da Criança e do Jovem.


Ramiro Esteves de Oliveira Brinco.
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.


    A leitura é considerada por alguns teóricos como uma ferramenta de grandes qualidades, porém muitas pessoas não sabem disso, pior, nem imaginam que ela faz parte de um grupo muito especial denominado linguagem. A leitura possui forte influência para nós seres humanos, principalmente para as crianças e jovens, e isso se deve pelo fato dela poder transmitir idéias, sentimentos, conhecimentos, entre outras habilidades que facilitam nossas experiências e vivencias. Existem algumas teorias que abordam essa temática, porém, uma delas não pode deixar de ser citada para nos auxiliar no entendimento deste tema, falaremos então brevemente da teoria Vigotskiana. Esta vertente de pensamento aborda bem os benefícios da linguagem, como por exemplo, a capacidade de proporcionar o crescimento intelectual e desenvolvimento da pessoa. Vamos entender então um pouco mais do ponto de vista dessa teoria.

    A teoria vigotskiana, acredita enormemente no potencial da linguagem e da leitura. Isso se deve porque a leitura aqui é vista como importante mecanismo de desenvolvimento do indivíduo, uma mediadora por excelência. Mas o que seria esse termo mediador? Bem, seguindo a teoria vygotskiana, existem três zonas de desenvolvimento no ser humano. A primeira é a zona de desenvolvimento real (onde a pessoa aprende sozinha), a segunda é a zona de desenvolvimento potencial (lugar de conhecimento possível, porém a criança necessita da ajuda de “terceiros” para aprender), e por fim, a zona de desenvolvimento proximal, que seria a área transitória entre estas duas zonas. A leitura e sua mediação atuam justamente nessa zona de desenvolvimento proximal, sua função é parecida com a de um interprete, passando e repassando conhecimentos entre a pessoa e o “objeto” detentor do saber. Esse é o papel da leitura como linguagem, facilitar e mediar o conhecimento, proporcionado como consequência o desenvolvimento do indivíduo.

    A leitura como linguagem possui esse papel mediador do saber, transmitindo idéias, saberes, habilidades, ou seja, melhorando a qualidade de vida de nossas crianças e jovens. Sua utilização correta permite ao ser humano um crescimento global, facilitando suas vivências e experiências, e consequentemente seu desenvolvimento e aprendizagem. Devemos como profissionais da educação, pais, amigos e cidadãos, valorizar esse importante recurso mediador de aprendizagem, pois além dele orientar a criança e o jovem no contato com o desconhecido, também desenvolve suas potencialidades.


Bibliografia:

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

ATENÇÃO!!!!!!

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