segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vygotsky e suas contribuições para a educação.


    
  Para começarmos a falar sobre as contribuições deste para a educação, temos primeiramente que entender um pouco sobre suas ideias. A questão cultural por exemplo, foi algo muito observada por este homem, pois ele a via como uma "modeladora" de ideias, ou seja, algo que direciona o pensar de um grupo. Além desta visão sobre a cultura, Vygotsky ainda seguia uma linha marxista, ou seja, materialista. Percebemos essa visão marxista claramente em suas obras, pois observamos sua visão de como as idéias  derivam das condições materiais. E por fim, ele também acreditava nas relações sociais como o motor da história.
   
    Agora, depois de saber um pouquinho sobre sua linha teórica, podemos começar a pensar em citar algumas contribuições que Vigotsky deixou para nossa educação. Ele acreditava que o desenvolvimento e a aprendizagem eram coisas que andavam juntas, uma ocorria através da outra e vice versa, sendo assim, ele acreditava numa aprendizagem  sem contextos pré-definidos, isso significa que, ela pode ser adquirida na escola, extra escolar, pela vivência, etc, assim sendo, todas estas experiências de aprendizagem vão se interligando.

   Esse pensamento de aprendizagens interligadas, influenciou a base da ideia de interdisciplinalidade, da importância de se valorizar os tipos de conhecimento e ainda demonstrou a importância de se articular a educação escolar com a extra escolar, fato esse analisado e usado na nossa LDBN.

   Ele também nos acresceu com a ideia do educador ser um mediador e não um programador. Isso consiste em dizer que o educador nada mais é do que um intermediário entre o conhecimento e o aluno, ele é uma ferramenta que deverá auxiliar o aluno a entender e apreender o conhecimento, promovendo situações que incentivem isso. Ainda falando dessa questão da mediação, Vygotsky dizia que a linguagem é um signo mediador por excelência, e ainda dizia que ela é um veículo de transmissão dos nossos pensamentos, ou seja, a linguagem é uma forma de expressarmos nossas ideias. Neste contesto, essa ideia foi crucial para nós educadores, pelo menos no sentido de avaliarmos melhor nossas posturas de linguagens e adapta-las aos contextos exigidos (a "clientela").

    Uma outra contribuição de Vygotsky para nós, foi sua teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal, onde esta é a distância entre o conhecimento adquirido autonomamente e o conhecimento adquirido com a ajuda de outros elementos de seu grupo social, onde a escola neste caso seria a intermediadora desses conhecimentos. Neste caso, essa teoria nos leva a pensar que é importantíssimo conciliar os conceitos do cotidiano com o cientifico, mais uma vez a questão do desenvolvimento atrelado a aprendizagem.
   
    Muitas outras contribuições existem deste grande teórico, mas essas citadas, colaboraram relevantemente para a evolução do pensamento do educador. E ainda, podemos sem medo nenhum de dizer que elas foram de grande valia na elaboração de nossa LDBN (Lei de Diretrizes e Bases Nacional).


Ramiro Esteves de Oliveira Brinco.  

Especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional, Professor, Palestrante, Psicoterapeuta  e Neurocientista.

ATENÇÃO!!!!!!

Se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho Presencial ou Online como Terapeuta e Hipnólogo Clínico, visite também minhas redes sociais:

Site Profissional: http: https://www.portalintegrativo.com.br/hipnoterapia

Canal no You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCPqPH5FWIh6Kk84Qqusd4eQ

Página no Facebook: https://www.facebook.com/ramiroestevesterapiaglobal/



38 comentários:

  1. Muito bom! Texto de fácil compreensão e de ajuda para a disciplina de Psicologia da Educação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tayna. Estou a mais de um ano sem atuar como psicopedagogo e o blog ficou parado, pois também sou professor de história e estou dedicando quase todo o meu tempo nesta atividade. Mas, estou pensando esse ano em dar menos aulas e voltar a clinicar. Assim, em breve retomarei às pesquisas e postarei novos artigos.

      Excluir
    2. também me ajudou bastante para mesma diciplina! obrigada

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gratidão Vanderlúcio, em breve voltarei a escrever mais sobre o assunto. Voltei a clinicar nesse 2015 e tenho boas experiências que podem ajudar mais pessoas.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Gratidão pelo comentário Lauriany. Fico feliz por ter lido e gostado.

      Excluir
  4. Sou um fã nº 1 de Vygotsky. Pena que temos poucos Vygotsky para a Educação. Gostei muito da sua resenha sobre ele. Continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado Hélio. Estou fazendo pesquisas de campo e em breve postarei coisas bem interessantes.

      Gratidão.

      Excluir
  5. Comanheiros, Atenção, não percam a oportunidade unica de entrarem para uma comunidade exclusiva dos estudiosos da área. Entrem no link do blogger "conteúdo para seguidores" e confiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramiro,me tornei seguidor do blog, mas não dei continuidade para chegar até a comunidade do Face; como fazer? Abç.; Edson Damião

      Excluir
    2. Ramiro,me tornei seguidor do blog, mas não dei continuidade para chegar até a comunidade do Face; como fazer? Abç.; Edson Damião

      Excluir
    3. Ola Edson. Tudo bem? A comunidade só será criado com nossos seguidores para discutirmos assuntos da área assim que atingirmos a numero mínimo de 50 seguidores aqui no blogger.
      gratidão.

      Excluir
  6. ÓTIMO TEXTO E DE FÁCIL COMPREENSÃO.

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMO TEXTO E DE FÁCIL COMPREENSÃO.

    ResponderExcluir
  8. ADOREI SEU RESUMO....
    DE FÁCIL COMPREENSÃO, ME AJUDOU MUITO, FOI ESCLARECEDOR.
    VOLTE A POSTAR MAIS TEXTOS...GOSTEI MUITO.
    VALEU!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Michele,fico feliz por ter ajudado. Siga-nos que em breve postarei artigos interdisciplinares também bem interessantes. Paz e luz.

      Excluir
  9. Ameiii esse texto. Texto muito claro de fácil compreensão, não preciso de terceiro para tirar as dúvidas sobre Vygotsky. Escreve sobres os outros teóricos também, aposto que ajudar muitos leitores. inclusive eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente grato por ter gostado de meu artigo Glória. Se tiver algum teórico que queira uma resenha sobre, site aqui que terei prazer em escrever sobre. Paz e Luz.

      Excluir
  10. Boa tarde! tenho uma dúvida em relação a contribuição que Vygotsky deu ao ensino virtual, ou seja, o ensino a distância. Pesquisei muito a respeito disso ,mas não acho nada. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Vygotsky qual foi a principal contribuição para educaçãO ?SÓ A PRINCIPAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo, tentarei responder suas duas perguntas em uma só resposta, vamos lá.

      Primeiramente, é muito relativo alguém falar, "qual foi a principal contribuição deste teórico",pois isso dependerá enormemente do ponto de vista de cada um, ou, de cada área que o estará abordando. Como trabalho na área de educação e terapias, vejo particularmente todas como importantes, e principalmente, se complementando.

      Já, com relação as contribuições dele no ensino virtual, nunca pesquisei sobre ou tive contato com tal tema, porém, levando em conta suas teorias, penso que, umas de suas bases teóricas que poderia contribuir enormemente no ensino virtual é, a "zona de desenvolvimento proximal". esta teoria aborda a distância entre o conhecimento adquirido autonomamente e o conhecimento adquirido com a ajuda de outros elementos de seu grupo social, onde a INTERNET (ambiente virtual), neste caso, seria a intermediadora desses conhecimentos. Espero ter podido lhe dar um luz sobre o tema. Gratidão pela atenção. Paz e luz.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Fico imensamente feliz em saber que pude contribuir. Eu que agradeço.

      Excluir
  13. Texto claro e fácil de entender gostei muito

    ResponderExcluir
  14. Texto claro e fácil de entender gostei muito

    ResponderExcluir