quarta-feira, 25 de abril de 2012

MODALIDADES DE APRENDIZAGEM

Ramiro Esteves de Oliveira Brinco
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional



    As modalidades de aprendizagem que abordaremos aqui é seguindo uma linha psicopedagógica de Sara Paín, orientadoras do trabalho no processo corretor das dificuldades de aprendizagem. A partir da descoberta diagnóstica da modalidade de seu cliente, pós avaliação, você escolherá o tipo de material compatível com as características da modalidade encontrada, ou seja, é preciso conhecer a modalidade de aprendizagem do sujeito para assim criar aparatos pedagógicos que atendam as necessidades específicas do aprendente.

    Essas modalidades foram desenvolvidas pós estudos de Sara Pain e Alícia Fernandes, focando o modo como ocorre o processo de construção do conhecimento no interior do sujeito que aprende. Nestas teorias,  cada um de nós apresenta uma forma de entrar em contato com o conhecimento, ou seja, cada um de nós possui uma particular e individual modalidade de aprendizagem.

 Resumidamente, as "Modalidades de aprendizagem", nada mais são que, a popularmente conhecida dificuldade de aprendizagem que conhecemos. Porém aqui, é introduzida características à essas dificuldades, diferenciando uma dificuldade de outra, coisa esta que, facilita nossa visão sobre o cliente, eliminando a tão limitante generalização das dificuldades. 

OBS:  Essa teoria é importante pois, devemos sempre como terapeutas nos atentar as singularidades e não nas generalizações. 


Modalidades:

Hipoassimilação: Pobreza de contato com o objeto, esquemas de objetos empobrecidos, déficit lúdico criativo e prejuízo da imaginação e criação.

Hiperassimilação: Precocidade na internalização dos esquemas representativos, predomínio do lúdico, subjetivação excessiva, resistência aos limites e dificuldade para resignar-se.

Hipoacomodação: reduzido contato com o objeto, falta de ritmo, dificuldade na internalização de imagens, deficit na representação simbólica e não obediência à necessidade de repetição.

Hiperacomodação: superestimação da imitação, reduzido contato com a subjetividade, falta de iniciativa, obediência cega as normas.


Considerações Finais:

    Como o tratamento "corretor" do psicopedagogo é através da ludoterapia (jogos e brincadeiras), a percepção das modalidades de aprendizagem é de extrema relevância, pois este conhecimento é que orientará a utilização dos materiais compatíveis com a modalidade, por exemplo, é através desse diagnóstico que escolheremos os materiais por estruturados, semi estruturados e não estruturados.


ATENÇÃO!!!!!!

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7 comentários:

  1. Respostas
    1. Ótima explicação. Tire apenas uma dúvida minha. Quais as modalidades que um aprendente necessita ter para não ocorrer dificuldades de aprendizagem

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    2. Ola Shirlene. fico feliz por ter gostado. Então, o termo "Modalidades de aprendizagem" nada mais é que a popularmente conhecida "dificuldade de aprendizagem'. Porém aqui, é introduzida características às dificuldades, que diferenciam uma dificuldade de outra, eliminando assim, a generalização das dificuldades de aprendizagem. Assim, essas modalidades de aprendizagem não são qualidades que se deva ter, mas sim, características que um cliente apresenta que nos norteiam no trabalho "corretor" deste

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