segunda-feira, 23 de abril de 2012

Problemas de Aprendizagem: Breve Análise


Ramiro Esteves de Oliveira Brinco.
Especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional.



Os problemas que geram a má aprendizagem precisam ser diagnosticados corretamente, e para isso é necessário o entendimento de seus sintomas e características. Existem alguns problemas que interferem na aprendizagem que estão tendo maior destaque nas pesquisas e estudos a algum tempo. Para um breve entendimento desta temática, iremos abordar alguns desses problemas.


- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.

- Disgrafia:  o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao escrever. Este problema pode vir associado a dislexia.

- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números.  os sinais das quatro operações não são bem compreendidos, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas.

- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.

- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.

- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem muito bem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados, para assim evitar uma rotulação errônea da criança ou jovem.

ATENÇÃO!!!!!!

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