quarta-feira, 9 de maio de 2012

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA



Ramiro Esteves de Oliveira Brinco.
Especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional.

O campo de atuação da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos.
O psicopedagogo é responsável por detectar e tratar possíveis problemas e dificuldades no processo de aprendizagem.
Além disso, o profissional da psicopedagogia quando necessário, também tende a trabalhar o processo de aprendizagem em indivíduos ou grupos, realizando orientação educacional, vocacional e ocupacional.

Problemas e dificuldades de aprendizagem


Os problemas de aprendizagem são diversos, desta forma, é preciso encontrar as origens do problema para assim identificá-los corretamente.

Alguns dos sinais ou sintomas dos problemas e dificuldades de aprendizagem são:

dificuldade para entender, seguir tarefas e instruções / Apresenta dificuldade de relembrar o que alguém acaba de dizer / Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e matemática / Apresenta dificuldade de distinguir entre a direita e a esquerda / Tendência de escrever as letras, palavras ou números ao contrário / Falta-lhe coordenação / Apresenta facilidade para perder ou extraviar o material escolar / Manifesta irritação ou excitação com facilidade / Dificuldade de entender o conceito de tempo. É necessário haver um diagnóstico especializado e direcionado, para que não ocorram suposições e encaminhamentos indevidos, gerando na criança traumas e frustrações.

Avaliação & Diagnóstico


O processo avaliativo é a investigação das causas do problema e dificuldade de aprendizagem. Este não é um processo rápido, é necessário avaliar o cliente sobre uma ótica global, ou seja, em todos os âmbitos que influenciam no processo ensino-aprendizagem. Aqui são vistas questões como as cognitivas, de maturação, modalidades de aprendizagem, comportamental, sócio-familiares, entre outras, que integram essa visão sobre o cliente e possibilitam o psicopedagogo a chegar num diagnóstico mais preciso.

Ludoterapia e o tratamento psicopedagógico


O trabalho “corretor” que o psicopedagogo produz em cima dos problemas e dificuldades de aprendizagem é feito por meio de uma técnica muito apreciada pelas crianças e jovens, esta é a ludoterapia.
O jogo, o brincar, são as ferramentas utilizadas no processo corretor. Através das brincadeiras do indivíduo se projeta sem mecanismos de defesa, desenvolvendo assim suas capacidades e criando mecanismos para a aprendizagem. Será a avaliação e o diagnóstico psicopedagógico os orientadores da escolha desses materiais.

ATENÇÃO!!!!!!

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